quinta-feira, 28 de março de 2013

Governado do PR

Beto Richa foi a garantia de que a usina Baixo Iguaçu seja construída em Capanema.
“É uma decisão inadiável do nosso governo.” A obra era para ter começado em 2007, mas alguns problemas judiciais e a troca da direção da Neoenergia, que ganhou a licitação para explorar a usina, atrasaram o processo. Em breve, o projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa para aprovar a licença ambiental de instalação.

“Vamos fazer uma revolução em Capanema. O município já sofreu demais no passado e não pode mais ser assim”, disse o deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo.
jornaldebeltrao.com.br Adolfo Pegoraro

Odebrecht Infraestrutura firma contrato para construir a Hidrelétrica Baixo Iguaçu

O projeto contempla obras civis, instalação de equipamentos eletromecânicos e montagem. Localizada no Rio Iguaçu, nos municípios Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Estado do Paraná, a usina terá 350 MW de potência instalada.

terça-feira, 19 de março de 2013

Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Caito Quintana, do PMDB, foi eleito nesta segunda-feira, por unanimidade, novo presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.
Segundo o deputado sua indicação é importante para a questão ambiental das regiões Oeste e Sudoeste, que representa na Casa, e principalmente pela proximidade do início das obras da Usina do Baixo Iguaçu, no Rio Iguaçu, entre Capanema e Capitão Leônidas Marques.
Caíto substitui na presidência da Comissão o deputado Luiz Eduardo Cheida que na semana assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Crédito: Anieele Nascimento/Gazeta do Povo

terça-feira, 5 de março de 2013

TCU aprova último estágio de fiscalização do leilão

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o quarto e último estágio do processo de acompanhamento do leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 30 de setembro de 2008, referente à compra de energia elétrica a ser produzida pela usina de Baixo Iguaçu, localizada no Rio Iguaçu, nos municípios paranaenses de Capanema e Capitão Leônidas Marques. O empreendimento foi arrematado pela Neoenergia. 
O primeiro, segundo e terceiro estágios do Leilão Aneel 3/2008, foram aprovados pelo TCU em fiscalizações anteriores. A assinatura do contrato de concessão com a empresa vencedora ocorreu em 20 de agosto de 2012. O instrumento contratual define que a potência instalada mínima da usina deve ser 350,20 MW, e a concessionária deverá recolher à União o pagamento anual pelo uso do bem público de R$ 1.150.925,76. O prazo da concessão é de 35 anos, sem previsão de prorrogação.

O TCU não constatou irregularidades nas etapas até então analisadas do leilão, realizado pela Aneel.
jornaldaenergia.com.br