segunda-feira, 1 de abril de 2013

Associação dos Atingidos

Atingidos pede ajuda a deputados para definir valor das indenizacoes



Na Segunda-feira (08), estiveram em Curitiba membros da ADAHBI (Associação dos Atingidos da Hidrelétrica do Baixo Iguaçu), representados pelo presidente Plinio Pedro Primo, o Vice-Secretário Alaor Zeniewicz, Alaercio Natal Sartori e o Vereador Marcelo Primo do Município de Capitão Leônidas Marques, para discutir junto com os deputados Nelson Luersen (PDT) e o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Valdir Rossoni (PSDB), sobre os valores das indenizações para os atingidos da Hidrelétrica do Baixo Iguaçu.

Segundo os membros da ADAHBI, o valor oferecido pela Neoenergia, holding que venceu leilão para a construção da hidrelétrica, é considerado muito abaixo do praticado na região. Deve ser levado em consideração não somente o valor real da propriedade (terra e benfeitorias), mas também às questões sociais relacionadas aos transtornos, devendo haver compensação por tudo isso.

De acordo com o vereador Marcelo Primo, em entrevista dada para a equipe do Portal Viva CLM, essa visita a Curitiba teve como foco o valor das indenizações, porém outros aspectos a foram discutidos como os benefícios que o município de Capitão Leonidas Marques poderá receber com a construção da Usina, já que terá uma aumento do fluxo de pessoas e consequentemente precisará um trabalho para melhorar toda a sua infraestrutura.

Outro empecilho encontrado pela ADAHBI, é a falta de comunicação com a Neoenergia, já que nas reuniões realizadas com membros da empresa, nenhum tinha poder de decisão, para definir por exemplo, o valor das indenizações, o que acaba por adiar cada fez mais essa discussão.

Os Deputados Nelson Luersen e Rossoni se comprometeram em convidar os responsáveis pelas indenizações para uma reunião, para que tragam maiores informações e esclarecimentos, oportunidade em que também estarão presentes membros da ADAHBI.

Ao todo serão 359 famílias atingidas pela usina, destas a maioria é de Capitão – 189. Em Capanema serão 92 famílias, Realeza 56, Planalto 14 e Nova Prata do Iguaçu 8.

Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu

A Hidrelétrica do Baixo Iguaçu terá capacidade instalada de 361 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade com um milhão de habitantes. O custo da obra está estimado em R$ 1,5 bilhão. A previsão é de que as obras sejam concluídas em prazo de até quatro anos, dando ocupação, em seu auge, a cerca de 3,5 mil trabalhadores.
Reunião realizada por membros do ADAHBI em Curitiba (Foto: Divulgação Nelson Luersen)
Fonte: http://www.vivaclm.com.br - Felipe Staudt

Nenhum comentário:

Postar um comentário